Outro dia estive com um amigo empresário e ele me pediu para
explanar minha opinião sobre o padrão da propaganda em Blumenau, pois o mesmo
percebeu o quão difícil é convencer alguém nessa cidade.
Pois bem, resolvi postar esse comentário com a minha visão
não só de Blumenau, mas do mercado como um todo.
Como estou há 10 anos nesse mercado e com um pouco de
conhecimento, percebo que não é só aqui que é difícil convencer um consumidor.
Vou utilizar o comércio como exemplo.
Num âmbito geral, comerciantes precisam vender obviamente,
então pra ser bem sucinto vou enumerar algumas questões que acho primordiais para
os comerciantes:
1 – FALANDO DE MARCAS: Quem me conhece, teve contato comigo
ou ouviu falar de mim, criou uma imagem sobre minha pessoa, conceituou-me e pôde
tirar suas próprias conclusões sobre minha pessoa.
Estou falando óbvio, mas que muitas pessoas não entendem
como é o processo de uma marca e que tudo gira em cima da propaganda. O ditado
falem bem ou falem mal, mas falem de mim traduz exatamente o conceito do que é
marca, ou seja, é um nome/símbolo/imagem criada para associar alguma coisa,
serviços, produtos ou outros a um conceito. Você é uma marca, quando vai
procurar um serviço, vai vender suas qualidades, quando vai passear, se produz
para impressionar, mas tudo isso está voltado a um único objetivo, ser notado e
criar uma imagem positiva. Assim é o seu negócio, assim é o seu produto. O seu
nome é sua marca, ele traduz quem você é, qual sua personalidade, sua aparência,
suas qualidades e outros inúmeros adjetivos. É importante ser ou ter uma marca
forte.
2 – MARCAS EM BLUMENAU: Principalmente por ser uma cidade de
cultura alemã, Blumenau é marcada pelo conservadorismo das pessoas, em especial
os empresários, então para criar uma imagem positiva, uma marca deve ter
principalmente tradição. Muitos me perguntam, mas tradição vende? E minha
resposta é sempre a mesma: tradição vende, mas não ter tradição e ter um bom conceito
também vende.
Em nosso município é notório que o que mais vende é a
indicação, porém para ser indicado o mínimo exigido é que se tenha qualidade.
Vimos por aí muitos slogans que tratam a questão tradição e qualidade, mas
tradição só pode ter quem é mais antigo, já qualidade é o mínimo que se espera
de um produto ou serviço. Respondendo a
pergunta do amigo, cito que tradição é importante mas não é única, o relacionamento
é fator primordial para nossa cultura e como conquistamos isso? Com no mínimo
um excelente atendimento para que possamos ser novamente indicados. Só para
deixar claro, não é só quem tem tradição que vende.
3 – PROPAGANDA VENDE? Ajuda, mas sozinha não vende. Tão é
verdade que se eu anunciar um serviço ou produto sem dizer onde é, ninguém
vende, aí me perguntam: mas isso é papel da propaganda? Digo, sim, porém se eu
der um endereço para você comprar algo e for de difícil acesso, onde pra chegar
é um parto, quando chega é mal atendido, lhe faltam opções, o produto/serviço
possui um histórico negativo, você não possui opções de pagamento e pra
concluir, o seu produto for de má qualidade, NÃO ADIANTA NADA VOCÊ ANUNCIAR. E
quer saber o pior? É o cliente chegar no seu comércio e não encontrar o
produto.
Propaganda tem um lado só: o positivo. Porém, os outros
fatores que formam um conjunto de marketing podem tornar o seu negócio
negativo.
4 – ANALISE SEU CONCORRENTE: Antigamente para analisar a concorrência
o empresário olhava para o outro lado da rua, no máximo visitava outro bairro,
nos dias atuais a coisa mais óbvia e que muitos não enxergam é que seu
concorrente não é mais o comércio que está do outro lado da avenida, mas sim o
que está por todo lugar no mundo. Com a globalização que é fato e a pulverização
da internet, hoje é possível que habitantes de Blumenau ou qualquer outro lugar
do mundo, viagem por todo o planeta sem levantar da cadeira e o melhor disso
tudo, pode comprar e receber a mercadoria em casa. Ora, não se preocupe apenas
com o vizinho, mas olhe o mundo como um todo.
5 – INTERNET: É inadmissível que hoje uma empresa que se
submeta a estar no mercado e vender, não esteja na internet. As Redes Sociais
dominam o mundo digital, o crescimento é mais que comprovado,
principalmente agora partindo para outras tecnologias como aparelhos móveis.
Internet é o mínimo que o consumidor espera para se informar antes da compra e
aí está mais um fator para que o seu atendimento saiba o que está falando
porque quando o cliente chegar ao seu estabelecimento, ele saberá tudo. Seja
comércio ou seja serviço. Quem nunca se informou sobre tal sintoma antes de ir
ao médico? Quem nunca procurou por preços ou descrição técnica antes de ir as
compras, se a pessoas mais velhas não fazem isso por costume, mas seus filhos,
parentes ou amigos expressam suas opiniões.
Pense bem antes de abrir uma empresa de como você vai
representar essa marca.
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