quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROPAGANDA VENDE?


Outro dia estive com um amigo empresário e ele me pediu para explanar minha opinião sobre o padrão da propaganda em Blumenau, pois o mesmo percebeu o quão difícil é convencer alguém nessa cidade.

Pois bem, resolvi postar esse comentário com a minha visão não só de Blumenau, mas do mercado como um todo.
Como estou há 10 anos nesse mercado e com um pouco de conhecimento, percebo que não é só aqui que é difícil convencer um consumidor.
Vou utilizar o comércio como exemplo.
Num âmbito geral, comerciantes precisam vender obviamente, então pra ser bem sucinto vou enumerar algumas questões que acho primordiais para os comerciantes:

1 – FALANDO DE MARCAS: Quem me conhece, teve contato comigo ou ouviu falar de mim, criou uma imagem sobre minha pessoa, conceituou-me e pôde tirar suas próprias conclusões sobre minha pessoa.
Estou falando óbvio, mas que muitas pessoas não entendem como é o processo de uma marca e que tudo gira em cima da propaganda. O ditado falem bem ou falem mal, mas falem de mim traduz exatamente o conceito do que é marca, ou seja, é um nome/símbolo/imagem criada para associar alguma coisa, serviços, produtos ou outros a um conceito. Você é uma marca, quando vai procurar um serviço, vai vender suas qualidades, quando vai passear, se produz para impressionar, mas tudo isso está voltado a um único objetivo, ser notado e criar uma imagem positiva. Assim é o seu negócio, assim é o seu produto. O seu nome é sua marca, ele traduz quem você é, qual sua personalidade, sua aparência, suas qualidades e outros inúmeros adjetivos. É importante ser ou ter uma marca forte.

2 – MARCAS EM BLUMENAU: Principalmente por ser uma cidade de cultura alemã, Blumenau é marcada pelo conservadorismo das pessoas, em especial os empresários, então para criar uma imagem positiva, uma marca deve ter principalmente tradição. Muitos me perguntam, mas tradição vende? E minha resposta é sempre a mesma: tradição vende, mas não ter tradição e ter um bom conceito também vende.
Em nosso município é notório que o que mais vende é a indicação, porém para ser indicado o mínimo exigido é que se tenha qualidade. Vimos por aí muitos slogans que tratam a questão tradição e qualidade, mas tradição só pode ter quem é mais antigo, já qualidade é o mínimo que se espera de um produto ou serviço.  Respondendo a pergunta do amigo, cito que tradição é importante mas não é única, o relacionamento é fator primordial para nossa cultura e como conquistamos isso? Com no mínimo um excelente atendimento para que possamos ser novamente indicados. Só para deixar claro, não é só quem tem tradição que vende.

3 – PROPAGANDA VENDE? Ajuda, mas sozinha não vende. Tão é verdade que se eu anunciar um serviço ou produto sem dizer onde é, ninguém vende, aí me perguntam: mas isso é papel da propaganda? Digo, sim, porém se eu der um endereço para você comprar algo e for de difícil acesso, onde pra chegar é um parto, quando chega é mal atendido, lhe faltam opções, o produto/serviço possui um histórico negativo, você não possui opções de pagamento e pra concluir, o seu produto for de má qualidade, NÃO ADIANTA NADA VOCÊ ANUNCIAR. E quer saber o pior? É o cliente chegar no seu comércio e não encontrar o produto.
Propaganda tem um lado só: o positivo. Porém, os outros fatores que formam um conjunto de marketing podem tornar o seu negócio negativo.

4 – ANALISE SEU CONCORRENTE: Antigamente para analisar a concorrência o empresário olhava para o outro lado da rua, no máximo visitava outro bairro, nos dias atuais a coisa mais óbvia e que muitos não enxergam é que seu concorrente não é mais o comércio que está do outro lado da avenida, mas sim o que está por todo lugar no mundo. Com a globalização que é fato e a pulverização da internet, hoje é possível que habitantes de Blumenau ou qualquer outro lugar do mundo, viagem por todo o planeta sem levantar da cadeira e o melhor disso tudo, pode comprar e receber a mercadoria em casa. Ora, não se preocupe apenas com o vizinho, mas olhe o mundo como um todo.

5 – INTERNET: É inadmissível que hoje uma empresa que se submeta a estar no mercado e vender, não esteja na internet. As Redes Sociais dominam o mundo digital, o crescimento é mais que comprovado, principalmente agora partindo para outras tecnologias como aparelhos móveis. Internet é o mínimo que o consumidor espera para se informar antes da compra e aí está mais um fator para que o seu atendimento saiba o que está falando porque quando o cliente chegar ao seu estabelecimento, ele saberá tudo. Seja comércio ou seja serviço. Quem nunca se informou sobre tal sintoma antes de ir ao médico? Quem nunca procurou por preços ou descrição técnica antes de ir as compras, se a pessoas mais velhas não fazem isso por costume, mas seus filhos, parentes ou amigos expressam suas opiniões.

Pense bem antes de abrir uma empresa de como você vai representar essa marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário